• Pastoral de Comunicação

Bispos portugueses apelam ao voto e alertam para a abstenção

“Este apelo é que as pessoas votem, participem naturalmente na vida cívica do país, através do voto”.


É desta forma que o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa reafirma à VATICAN NEWS a preocupação da Igreja em ano de eleições (Europeias, Regionais na Madeira e Legislativas), oportunidade para sublinharem valores essenciais como a dignidade humana, o bem comum, a solidariedade e subsidiariedade, princípios fundamentais do pensamento social católico.

O tema esteve em foco na reunião mensal do Conselho Permanente da CEP que teve lugar no passado dia 10 de setembro em Fátima, onde os bispos reafirmam a importância e atualidade do texto publicado em abril intitulado ‘Um olhar sobre Portugal e a Europa à luz da Doutrina Social da Igreja’, que valoriza a “paulatina ultrapassagem da crise” e alerta para a “quebra de investimento na saúde e na educação”.

“É um contributo, como se diz na carta, para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, diz o padre Manuel Barbosa  que considera que este é também “um contributo para que as pessoas não se abstenham”.

“Se nos abstivermos, não estamos a participar, e também acabamos por não ter uma voz ativa”, diz o porta- voz da CEP que pede aos católicos para estarem atentos aos programas partidários, em especial nas questões que também preocupam a Igreja como a eutanásia ou a chamada “ideologia do género”, temas que deverão voltar ao debate político na próxima legislatura.

Os bispos saudaram também a criação de mais um cardeal português com a escolha pelo Papa Francisco de D. José Tolentino, “uma graça para nós, para o nosso país”, sublinha o porta voz da CEP.

“Um homem que certamente contribuirá para uma Igreja, como o papa diz, uma Igreja renovada, uma Igreja em saída, uma Igreja sempre centrada naquilo que é a essência, que é a pessoa de Jesus Cristo”, diz o padre Manuel Barbosa.

O Conselho Permanente da CEP destacou ainda a “grande celebração” do mês missionário extraordinário, nos dias 19 e 20 de outubro, em Fátima, assinalando ainda os 175 anos do Apostolado da Oração em Portugal e a inauguração a  20 de outubro do monumento a D. António Barroso (1854-1918), missionário e bispo do Porto, em Cernache do Bonjardim, dedicado à missionação portuguesa.

0 visualização
SOBRE NÓS

A paróquia nossa senhora do bom sucesso é composta por 24 comunidades, 17 movimentos e 9 pastorais que tem como pároco o Padre Josevaldo Carvalho que junto aos coordenadores de cada grupo/movimento, dão seguimento à evangelização e na assistência na fé dos paroquianos e dos que por aqui vêm nos visitar. 

LOCALIZAÇÃO

(75) 3621-4021
(75) 3621-1344

 

Praça Sen. Temístocles, 317

Cruz das Almas/BA - CEP 44380-000

 

pacalmas@gmail.com

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Google+ Icon

© 2019 por Paróquia N. Sra. do Bom Sucesso. Pastoral de Comunicação PNSBS.