Bispo Diocesano Dom Antônio Tourinho institui a criação da Paróquia São Roque na Chapadinha, em Cruz das Almas - BA
- Pastoral de Comunicação

- 8 de ago.
- 2 min de leitura

Em Missa solene na noite desta quinta-feira, 7 de agosto de 2025, a Diocese de Cruz das Almas viveu um momento histórico com a ereção oficial da Paróquia São Roque, no Bairro Chapadinha. A nova paróquia, desmembrada da Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, foi instituída durante Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antônio Tourinho Neto, com a presença do Clero Diocesano, fiéis e autoridades públicas. Na ocasião, foram lidos o decreto diocesano de criação da Paróquia e o decreto de posse do seu primeiro Pároco, Pe. Gabriel Vila Verde.
A criação da Paróquia São Roque é fruto de um caminho pastoral iniciado em 21 de fevereiro de 2021, quando foi constituída, dentro da Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Área Pastoral São Roque, com sede na Comunidade de São Roque (Bairro Chapadinha). A motivação para uma futura paróquia na Chapadinha surgiu inicialmente com Monsenhor Antônio Rebouças, que vislumbrou essa possibilidade. Posteriormente, o Pe. Josevaldo Carvalho formalizou ao Bispo Diocesano o pedido de criação da Área Pastoral, já em vista da posterior ereção da Paróquia São Roque.
Missa de Criação da Área Pastoral São Roque em 21/02/2021.
A Área Pastoral foi organizada para fomentar a evangelização e preparar a criação de uma nova Paróquia na Cidade e teve como primeiro Vigário Administrador o Pe. Dvanildo Ribeiro e como primeiro Diácono Permanente o Diácono Marcos Paulo. Posteriormente, a caminhada para criação da Paróquia foi continuada por Padre Gabriel Vila Verde, que permaneceu como administrador da Área pastoral por quase três anos antes de se tornar Paróquia. Atualmente, a Paróquia São Roque conta com a presença dos Diáconos permanentes Sdney Santiago da Silva e Eduardo Souza Seixas, abrangendo 14 comunidades e diversas pastorais e movimentos.
Na homilia, Dom Antônio Tourinho ressaltou o caráter pastoral e missionário da Paróquia, destacando o papel fundamental do Pároco e da comunidade na vivência do evangelho. Ele afirmou que o Pastor deve ser próximo das ovelhas, especialmente das mais afastadas e necessitadas, “aquele que dispensa tempo para visitá-las, escutá-las e acolhê-las, abrindo as portas do coração para as que ninguém quer”. O Bispo enfatizou ainda que a nova Paróquia deve viver em comunhão e unidade com todas as comunidades elencadas do Decreto fundacional e que todas são igualmente importantes e formam um conjunto que serve ao Reino de Deus.

A ereção canônica da Paróquia São Roque representa um marco para a Diocese de Cruz das Almas, pois é a primeira Paróquia criada desde a instalação da Diocese em 2017. Em breve, a Diocese celebrará a criação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Pumba. Com isso, a cidade de Cruz das Almas passará a contar com quatro paróquias: a Paróquia Catedral Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Paróquia São José Operário (Coplan), a recém-criada Paróquia São Roque (Chapadinha) e a futura Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Pumba).
A celebração marcou também o início do novenário em honra ao padroeiro São Roque, que segue até o dia 15 de Agosto e culminará com a Missa Festiva em honra ao padroeiro no dia 16 de Agosto, reunindo a comunidade Paroquial e visitantes para celebrar o Santo protetor da nova Paróquia.
Confira abaixo alguns registros da Santa Missa:


















































































Comentários