Pastoral do Dizimo
“A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação e o funcionamento do dízimo, e acompanhar os membros da comunidade no que diz respeito à sua colaboração, em sintonia com a Pastoral de Conjunto na Igreja particular.” (Doc. 106, 36).
O que é Dizimo
O dízimo é uma contribuição sistemática e periódica dos fiéis, nascida de uma decisão pessoal e compromisso de fé. Vai além de uma obrigação legal: é expressão de gratidão a Deus, participação ativa na vida da comunidade e sinal de pertença à Igreja. Sua contribuição pode ser mensal ou anual, de acordo com os ganhos da pessoa.
Conheça o significado das dimensões do dízimo
*As dimensões do dizimo, pag. 22 a 24. Documento 106, “O Dízimo na Comunidade de Fé – Orientações e Propostas” CNBB (2016).
Os fundamentos bíblicos do dízimo
Patriarcas (Gn 14; Gn 28): dízimo como ato de gratidão.
Lei mosaica (Lv 27; Nm 18): dízimo como preceito para sustento dos levitas.
Atos dos Apóstolos: partilha espontânea de bens como expressão do amor cristão.
Evangelhos: crítica à hipocrisia dos fariseus; incentivo à justiça e à generosidade.
Cartas paulinas: coletas como modelo de ajuda fraterna; dar com alegria (2Cor 9,7).
Oração do dizimista
Recebei, Senhor, o meu dízimo não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é uma simples contribuição, porque não precisais dela. Esta oferta, Senhor, representa meu reconhecimento, minha gratidão e amor por tudo o que me destes, é minha partilha com quem tem menos, é meu esforço para o sustento da comunidade. Se tenho, é porque Vós me destes.
Amém!



