Habemus Papam: cardeal Robert Prevost é eleito novo Papa e adota o nome de Leão XIV
- Pastoral de Comunicação
- 8 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de mai.

O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito nesta quarta-feira (08 de maio de 2025), pelo Colégio de Cardeais reunido em Conclave, como o novo Papa da Igreja Católica. O anúncio foi feito da sacada da Basílica de São Pedro pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, com a tradicional fórmula: Habemus Papam. Prevost, de 69 anos, assume como o 267º Sucessor de Pedro, adotando o nome de Leão XIV (Leão quatorze).
Leão XIV é o primeiro Papa da Ordem de Santo Agostinho e o segundo da América, depois de Francisco. Ele nasceu em Chicago (EUA), em 1955, e tem longa experiência como missionário, especialmente no Peru, onde viveu e trabalhou por muitos anos, cuidando de paróquias, formando novos religiosos e ajudando comunidades carentes.
Além disso, foi líder dos agostinianos no mundo inteiro e, mais recentemente, ocupou cargos importantes no Vaticano, como Prefeito do Dicastério para os Bispos e Cardeal.
Em seu primeiro discurso como Papa, Leão XIV falou com simplicidade e fé, dizendo:
“A paz esteja com todos! Uma paz desarmada, uma paz desarmadora e perseverante, que provém de Deus. Deus que ama a todos incondicionalmente.”
Com essas palavras, o novo Papa indicou os primeiros sinais de seu pontificado, que se anuncia comprometido com o diálogo, a justiça e a fraternidade universal.
Comments