top of page
  • Foto do escritorPastoral de Comunicação

Bispo que irá atuar em São Paulo é ordenado na Síria

Uma delegação de brasileiros se fez presente na ordenação do Mons. George Khoury no domingo (25), na Síria. Ele foi nomeado bispo da Eparquia Greco-Melquita Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo, pelo Papa Francisco, em 17 de junho.

A cerimônia de ordenação, que aconteceu pelas mãos do Patriarca da Igreja de Antioquia dos Greco-Melquitas, Youssef Absi, foi realizada na cidade natal do monsenhor, em Safita, no Estado de Tartous, noroeste da Síria. Ainda se fizeram presentes seis bispos da Eparquia; o núncio apostólico no país, Dom Mario Zenari; sacerdotes e bispos ortodoxos.


A história brasileira do bispo

No Brasil desde o ano 2000, quando foi enviado para atuar como pároco da Catedral Nossa Senhora do Paraíso, em São Paulo/SP, Mons. George Khoury chegou a ser transferido para o Rio de Janeiro, para a paróquia de São Basílio e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Depois da ordenação na Síria, Mons. George vai retornar ao Rio de Janeiro no final do mês de agosto para a primeira missa solene marcada para 1º de setembro, na igreja onde atua por mais de 10 anos. Já a posse acontece no dia 22 de setembro, na Eparquia, em São Paulo, com a presença do Patriarca da Síria que irá a São Paulo.


A presença brasileira na ordenação

A cerimônia na Síria

O Prior da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, subdivisão do Rio de Janeiro, Mons. André Sampaio, foi um dos brasileiros presentes na cerimônia de ordenação de Mons. George. Formado em Direito Canônico Oriental, Mons. André comentou sobre o “amor à dimensão dessa Igreja que se manifesta por uma diversidade tão grande”.

“ Isso é a beleza da Igreja: diversidade. Não a uniformidade. Se nós olharmos os Apóstolos, os 12 eram diferentes. Depois a Igreja, na sua catolicidade, se desdobra em 24 igrejas latinas e 23 orientais. Essa é a riqueza e é com isso que devemos trabalhar e viver o espírito de comunhão, de respeito e de amor. Imagina uma Igreja que fosse toda uniforme? Seriam como androides. Não. É o Espírito Santo primeiro que sopra onde quer. Isso é maravilhoso. A gente encontrou lá Deus e vai pra onde ele quer, vai suscitando nos corações e vai provocando essa diversidade. ”
1 visualização0 comentário
bottom of page